October 17, 2019

October 3, 2019

August 21, 2019

August 7, 2019

Please reload

Posts Recentes

PSICANÁLISE E ARTE - DODECAFÔNICO

November 15, 2018

FRIDA - Amor, Desejo e Gozo 

 

Filme baseado na biografia escrita por Hayden Herrera, dirigido por Julie Taymor, mostra a vida de Frida Kahlo, uma mulher que é marca de seu tempo, nascida no México, mas com forte presença em todo o mundo. Vencedor de vários prêmios em 2003, recebeu Oscar nas categorias Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora Original, e ainda o Globo de Ouro, no mesmo ano. É uma produção que permanece extremamente atual para inspirar debates e reflexões. Narra a história de Frida (Salma Hayek), reconhecidamente uma das maiores mulheres pintoras contemporâneas dos últimos tempos.

 

O filme percorre cenas importantíssimas de sua  vida familiar, o momento em que foi acometida por um  trágico acidente, seu relacionamento conturbado com seu marido e pintor mexicano Diego Rivera;  suas viagens pelo mundo, suas opções políticas, mas sobretudo a sua capacidade psíquica em re/construir-se permanentemente como uma mulher singular. Negou-se a viver de acordo os padrões da sua época, o que a tornou uma mulher marcante, símbolo das possibilidades de autonomia feminina e capacidade de produzir-se como ser desejante. O filme permite apreender elementos do contexto de produção de sua obra artística, e também compreender o processo em que definiu como principal objeto de seu trabalho, o “si mesma”. O filme traz seus diálogos internos, expondo seu sofrimento e sua capacidade de decidir e agir no mundo, apesar de seus constantes conflitos, dificuldades e perdas.

 

No campo da Psicanálise, uma oportunidade de tecer considerações sobre a constituição de experiências de amor, desejo e gozo de uma mulher,  através de  um filme artístico, de beleza ímpar, com um visual formoso e uma produção impecável. 

 

Debatedora: Margareth Arilha, psicóloga e psicanalista, graduada pela USP/SP (1979) , atuando clinicamente desde então. Possui formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (1989), mestrado em Psicologia Social/NEGRI-Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Idade pela PUC-SP e doutorado em Saúde Pública pela USP/SP.  Viveu no México entre 2001 e 2006, atuando  como assessora regional de Agencia do Sistema ONU na área de Políticas Públicas, Genero e Direitos Humanos  Desde 2010 é Pesquisadora do NEPO / UNICAMP, e atualmente desenvolve sua clínica psicanalítica lacaniana em Jundiaí e São Paulo.


Dia 24 de Novembro, sábado, às 16h (as portas estarão abertas a partir das 15h30).

 

Local: ESPAÇO CULTURAL DODECAFÔNICO - Rua Rodrigo Soares de Oliveira, 386  / Anhangabaú - Jundiaí - SP.

 

Convites: R$ 40,00 (preço único)*

 

* reservas por SMS ou WhatsApp (11 9.7147.7917).

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Localização

Jundiaí, SP -  Av. 9 de Julho, 3405 - Sala 618

Jd. Paulista - Cep 13208-056  (Mapa abaixo)

   (11) 97452.2193

São Paulo, SP -  Av. Angélica 1996,

sl. 802 . Edificio Philadelphia - Higienópolis

Cep 01228-200